Universidade Presbiteriana Mackenzie completará 60 anos no Brasil

29/03/2012 10:32

Neste ano, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das mais renomadas no Brasil, completa 60 anos. Fundada no ano de 1952, a universidade surgiu como uma progressão do “Mackenzie College”, criado em 1896.

Durante os seus 60 anos de existência, a Universidade Presbiteriana Mackenzie evoluiu de maneira significativa e atualmente possui cerca de 40 mil alunos espalhados pelos seus 3 campi – Higienópolis, em São Paulo;Alphaville e Campinas. O Mackenzie conta, ainda, com uma unidade avançada no Rio de Janeiro, a Faculdade Morais Júnior – Mackenzie Rio.

O corpo docente da universidade é constituído, em mais de 90%, por mestres e doutores e o seu portifólio de cursos conta com 30 cursos de graduação, 17 programas de pós-graduação Stricto Sensu – sendo 7 em nível de doutorado e 10 em nível de mestrado –, e mais um portifólio com uma variedade de cursos Lato Sensu.

Para o reitor da Universidade, Prof. Dr. Benedito Guimarães Neto, um dos motivos de orgulho para a Universidade é a demanda crescente de alunos. O reitor afirma que “as unidades atuais não conseguem atender a demanda de novos cursos na universidade. A procura pelos nossos cursos tem crescido a cada ano. A exemplo disso, no último ano tivemos a maior procura dos últimos seis anos no vestibular. Isso é motivo de muito júbilo para todo o Mackenzie, especialmente analisando o cenário educacional do país”.

Guimarães Neto acredita que a comemoração fica ainda mais especial devido ao recredenciamento da Universidade pelo MEC. O reitor conta que a universidade alcançou a nota máxima no recredenciamento, o que equivale a um quadro de excelência do Mackenzie. A concessão vale pelos próximos 10 anos.

E por falar em próximos anos, entre os projetos do Mackenzie para o futuro está a possibilidade de acesso à Universidade por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já no próximo semestre. O reitor revela que “no próximo processo seletivo, haverá dois editais. Um deles será destinado a vagas para ingresso exclusivo por meio da prova do Enem. Neste edital, serão disponibilizados 50% do total de vagas. O segundo edital prevê a realização do exame vestibular convencional”.

E para os alunos que já ingressaram na Universidade, o Reitor explica que a perspectiva para os próximos anos é de crescimento, tanto no oferecimento de cursos como no suporte aos estudantes. Segundo ele, a partir deste semestre os projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação serão revisados. O objetivo com isso é adequá-los às novas demandas do mercado de trabalho, para que os estudantes deixem a universidade com a capacidade de atuar localmente, porém, com um pensamento globalizado.

Além disso, a Universidade está em processo de internacionalização, estabelecendo parcerias acadêmico-científicas com outros países, para que seus alunos consigam dupla titulação. Inicialmente, o projeto vem sendo discutido com Portugal, devido à proximidade linguística.

Mas o Mackenzie não se preocupa apenas com a formação técnica de seus alunos. O Prof. Guimarães Neto conta que existe o interesse de fornecer uma formação na qual exista a preocupação com as questões sociais e humanísticas. E na questão ambiental não é diferente. Um dos maiores interesses da instituição é levantar a questão da preocupação com a sustentabilidade. “Os profissionais de toda e qualquer área devem se preocupar com a questão ambiental, tanto na tomada de decisões e no parecer técnico quanto na elaboração e execução de suas tarefas”, lembra Benedito.

E ainda ligada à formação de uma consciência humanística e ambiental, o reitor salienta a implantação, em todos os cursos, da aula de empreendedorismo. “O interesse com isso é desenvolver, não só a inovação tecnológica e a criação de um negócio, como também o empreendedorismo pessoal. O profissional deve ter uma atitude pró-ativa diante da sua carreira e para que isso seja possível, é necessário analisar todas as carências e necessidades da sociedade”, finaliza.

 

Sobre a comemoração dos 60 anos da instituição:

 

Para comemorar os seus 60 anos, a Universidade Presbiteriana Mackenzie promoverá uma série de palestras e discussões. A primeira delas leva o nome de “Construir a Metrópole Contemporânea” e acontecerá no dia 28/03, no Campus Higienópolis. No evento serão discutidas questões referentes aos processos que constituem o novo conceito de metrópole.

As outras discussões e palestras, que tratarão de temas como o papel da universidade contemporânea, qualidade de vida e sustentabilidade e inovação ainda não têm data definida para acontecer.

Já no dia em que a Instituição completa 60 anos, 16/04, a comemoração contará com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que dará uma aula magna na instituição. Logo em seguida será realizada um Culto em Ação de Graças e o evento será encerrado com um concerto no Teatro Municipal de São Paulo. Também será lançado pelos Correios um selo comemorativo em homenagem à Universidade

 

Fonte Bruna Delprete Universia Brasil